Metal Cooler foi o antagonista do sexto filme de Dragon Ball Z, sendo o primeiro vilão dos filmes da franquia capaz de humilhar dois super saiyajins juntos!
Mas afinal, o quão forte Metal Cooler é? Vamos descobrir!
Depois de ser eliminado por Goku no quinto filme, parte do cérebro de Cooler acabou entrando em contato com a grande Estrela Gete, e acabou se fundindo com o computador principal da estrela, se tornando assim Metal Cooler, sendo bem mais poderoso do que sua versão verdadeira e ganhando outras habilidades, como regeneração e clonagem.
Os 13 filmes clássicos de Dragon Ball Z acontecem em uma dimensão diferente à da história principal. Este filme em específico acontece em um momento que fica entre o anúncio do Torneio de Cell e o início do torneio.
De acordo com Daizenshu 7, cada Metal Cooler tem poder suficiente para rivalizar com um super saiyajin.
Nessa dimensão em que o filme se passa nem Goku e nem Vegeta entraram na Sala do Tempo, sendo assim, cada Metal Cooler tinha um poder inferior aos dos androides 17 e 18.
No entanto, toda vez que Cooler era ferido e usava a auto reparação, ele ficava mais poderoso. E depois de ser ferido pela primeira vez por Goku, seu poder aumentou ao ponto de superar consideravelmente os super saiyajins, e também o poder de 17 e 18, já que foi capaz de subjugar Piccolo quando o mesmo já estava fundido a Kami-sama. Mas apesar disso, Metal Cooler provavelmente ainda não se comparava aos poderes de Androide 16 e Cell Imperfeito super saiyajin, já que Cell dominou Piccolo muito mais rapidamente quando usou os poderes de super saiyajin.
A única parte ainda existente de Cooler era sua cabeça, e por estar fusionado com os mecanismos da Estrela Gete, podia criar os corpos metálicos e também ter acesso a outras habilidades como absorção de energia, auto reparação e autoduplicação. Mas caso necessário, em uma situação de emergência podia formar um corpo formado cordas metálicas, capaz de disparar um poderoso ataque de energia. Mas nessa forma ele provavelmente não é tão poderoso quanto um super saiayjin, já que um ataque de Goku foi suficiente para eliminá-lo, e naquele momento o protagonista nem sequer estava usando sua capacidade máxima, já que estava bastante desgastado e ferido.
Concluindo, Metal Cooler, a princípio, era inferior a 17 e 18, mas superou os androides por causa da sua capacidade de auto reparação. No entanto, não chegou a ser superior a Super Androide 13 e Androide 16. Porém, ele poderia ser considerado mais perigoso do que todos esses oponentes, já que podia aumentar seus poderes com a auto regeneração e poderia se multiplicar ao ponto de criar um exército!
Falando da sua versão no núcleo da Estrela Gete, ele era inferior a um super saiyajin, e certamente também inferior aos androides 17 e 18.