faça parte da maior comunidade de Dragon Ball do Brasil

Cold provavelmente era o ser mais temido e poderoso entre os mortais do Universo 7 antes do nascimento de seu filho, Freeza.

Mas afinal, o quão poderoso ele era? Ele tinha outras transformações assim como seu filho? Será que na verdade rei Cold era mais poderoso do que demonstrou? Vamos descobrir!

Uma dúvida muito grande que se tem a respeito do pai de Freeza, Cold, é sobre qual é o verdadeiro poder do progenitor do Imperador do Universo.

É sabido, inclusive revelado em Daizenshu 7, que rei Cold era ligeiramente inferior ao seu filho, o que também foi confirmado durante Dragon Ball Super: Broly.

Daizenshu 7 Sobre Poder de Cold e Afirmando Na Parte Em Destaque Sua Inferioridade a Freeza

Mas todas as vezes em que vimos Cold, ele estava em uma só forma, que é semelhante à segunda forma de Freeza.

Somente três pessoas da raça de Cold apareceram durante a série principal: o próprio Cold, Freeza e Frost. E tanto Freeza quanto Frost demonstraram ter transformações semelhantes, que são as mesmas apresentadas por Freeza em Namekusei.

Sendo assim, não seria um absurdo pensar que, da mesma forma que Freeza e Frost possuíam tais transformações, Cold também as teria. Ou seja, Cold ainda teria ao menos duas transformações que jamais usou na série.

O problema é que durante o encontro com Trunks, mesmo vendo Freeza ser brutalmente derrotado pelo saiyajin, Cold não se transformou. Isso pode nos fazer deduzir que o rei na verdade não tinha outras transformações como Freeza, aquela era a sua forma original e, portanto, seu poder máximo.

Mas, por outro lado, vemos que Cold, ao ver Freeza ser derrotado, pensou que o poder de Trunks na verdade estava na sua espada, e conseguindo a espada de Trunks, ele tentou assassiná-lo com a mesma, mas falhou miseravelmente. Isso poderia ser uma pista de que ele tinha sim outras transformações, porém, não as usou porque achou que poderia vencer a luta por meio de subterfúgios. Logo Cold morreu sem conseguir mostrar sua forma original.

Cold Falhando Em Seu Plano de Derrotar Trunks Com a Espada Usada Por Ele

Sendo assim, permanece a dúvida: Cold tinha outras transformações ou não? Se ele usasse outras transformações, seria mais poderoso do que Freeza? Há algumas deduções lógicas que podemos fazer para chegar à resposta dessas perguntas.

A morte de Freeza e Cold pelas mãos de Trunks foi na verdade uma alteração no fluxo natural do tempo, o que é óbvio, já que Trunks veio do futuro.

Originalmente foi Goku que derrotou Freeza e Cold, e nessa linha do tempo não teria motivos para o rei usar subterfúgios, já que Goku não tinha armas e, portanto, ele não teria outra escolha além de lutar com seu poder máximo.

Muitos poderiam argumentar que Goku derrotou ambos rapidamente, assim como Trunks fez, mas isso não é condizente com a personalidade do protagonista, que estenderia a luta para se divertir e conhecer o potencial máximo de seus inimigos. Resumindo, dizer que Cold ocultou poder contra Trunks por se garantir em subterfúgios e na espada do saiyajin é insustentável.

De acordo com uma entrevista feita com Akira Toriyama em 2014, daquilo que é chamado de “raça de Freeza”, rei Cold era um ser mutante absurdamente forte, e Freeza, seu filho, nasceu nas mesmas condições, só que considerado ainda mais prodigioso.

Trecho da Entrevista de Akira Toryiama em 2014 Falando Sobre a Raça de Freeza e a Anormalidade do poder de Freeza e Cold Em Comparação ao Resto da Raça

A capacidade de evolução de Freeza era tanta que, em somente quatro meses de treinamento, foi de um nível de poder que o faria ser derrotado por um kaioshin com somente um golpe para alguém capaz de disputar forças com o super saiyajin blue, que é certamente milhares e milhares de vezes mais poderoso do que um kaioshin!

Lembrando que Freeza jamais treinou porque não via essa necessidade, já que nunca tinha encontrado alguém tão poderoso quanto ele.

Mas Cold já sabia da existência de um ser mais poderoso do que ele e que ele temia muito: Majin Boo.

Rei Cold falou de Boo para Freeza, e disse que ele jamais deveria provocar tal criatura, assim como o Deus da Destruição. Mas se Cold temia tanto a Boo e tivesse um potencial semelhante ao de Freeza, ele poderia ter treinado e aumentado seus poderes para enfrentar tal criatura caso fosse preciso, e de fato teria superado Boo. Após o filme de Broly, foi lançado em 2019 um guia do filme relatando que desde o momento de seu nascimento, Freeza já era mais poderoso e cruel que seu pai, e já estava destinado a liderar o seu próprio exército como um imperador.

Guia Oficial do Filme Dragon Ball Super: Broly

Sendo assim, é notório que apesar de serem pai e filho e ambos serem considerados mutantes de suas raças, Freeza e Cold têm características muito diferentes, como o nível de poder e a capacidade de evolução.

Concluindo, tendo transformações nunca mostradas ou não, o fato é que Cold era inferior ao seu filho Freeza, que tinha um poder de luta de 120 milhões.

Como é dito que o poder do rei e de Freeza não eram tão diferentes antes do renascimento do imperador, pode-se teorizar que o poder do rei era algo em torno de 100 milhões, que proporcionalmente não era tão distante dos 120 milhões de Freeza, mas esse número é meramente especulativo.